sábado, 28 de abril de 2012

Que jogaço!

Flamengo se supera e vence o Uberlândia, fora de casa, para abrir 1 a 0 nas quartas de final do NBB

O Flamengo iniciou com vitória a série de quartas de final do NBB diante do Unitri/Universo. Neste sábado, o time carioca superou o mineiro, fora de casa, por 110 a 108, após duas prorrogações, e abriu 1 a 0 na série. O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.

O ala norte-americano David Jackson foi o principal pontuador do Flamengo na partida, com 26 pontos. Outro jogador que se destacou pela equipe rubro-negra foi o argentino Kammerichs, que anotou um duplo-duplo de 16 pontos e 12 rebotes. O cestinha da partida, no entanto, foi o ala do Uberlândia, Robert Day, com 30 pontos. O pivô do time mineiro, Cipolini, também teve bom desempenho, com 22 pontos e 10 rebotes.

No começo da partida, os norte-americanos do Uberlândia, Robby Collum e Robert Day, começaram com a mão quente e ditaram o ritmo ofensivo da equipe mineira. Pelo lado do Flamengo, o pivô Caio Torres foi muito bem explorado e dominou o garrafão no primeiro quarto, que terminou com vitória carioca por 22 a 21.

Mesmo com a pressão da torcida da casa, que lotou o Ginásio da UTC, o Flamengo não se intimidou em quadra e manteve a tranquilidade no segundo quarto. Trabalhando bem a bola ofensivamente, os cariocas dominaram a etapa e abriram nove pontos de vantagem para cima do Uberlândia, 45 a 36.


No terceiro quarto, os visitantes voltaram com o mesmo ritmo da primeira metade da partidae aproveitando o jogo interno de Caio Torres conseguiu ampliar a vantagem para 12 pontos (53 a 41). Nada disso abalou a equipe da casa, que, liderados pelo armador Valtinho e pelo ala Robert Day, autores de 21 pontos do time no terceiro quarto, foi se recuperando em quadra. A cada ataque a diferença foi diminuindo e com uma bola de 3 de Valtinho, no estouro do cronômetro, a vantagem do Flamengo caiu para somente dois pontos (69 a 67).

Logo nos dois primeiros ataques do último quarto, com uma cesta de Valtinho e outra, de 3 pontos, de Day, o Uberlândia virou o jogo (72 a 69), para delírio da torcida mineira. A virada deu uma força extra ao time da casa, que se manteve na liderança por quase todo o quarto período. Mas num “jogaço” de basquete como esse, a decisão, obviamente, ficou para os momentos finais.

Faltando 27 segundos para o final do jogo, o Flamengo liderava o jogo por 90 a 88, quando o ala Marcelinho fez sua quinta falta individual e, em seguida, o Uberlândia empatou a partida, com uma enterrada de Cipolini (90 a 90). Com 14 segundos no relógio, os cariocas ainda tiveram a chance de definir a última bola, mas não tiveram sucesso, levando o confronto para a prorrogação.


Sem Marcelinho, o ala David Jackson chamou a responsabilidade do Flamengo no tempo extra. O norte-americano marcou os cinco primeiros pontos da equipe carioca (95 a 92), mas rapidamente, o Uberlândia conseguiu encostar no placar e até virar o jogo (98 a 97) . Após várias trocas de liderança, a decisão ficou novamente para os momentos finais. Com 19 segundos para o fim, os visitantes lideravam o jogo por 104 a 102 quando Robert Day empatou tudo, com dois lances livres (104 a 104). No ataque seguinte, o Flamengo perdeu a posse de bola e a partida foi para mais uma prorrogação.

Se o Flamengo não tinha Marcelinho, o Uberlândia passou a jogar sem Day na segunda prorrogação, após cometer sua quinta falta. As duas equipes sentiram o cansaço de 50 minutos de basquete muito intenso, mas o Flamengo se superou e conseguiu ficar com a vitória.

“Impressionante como foi esse jogo. Muita emoção do início ao fim. Foi um jogo digno do campeonato, que tem sido eletrizante desde o início. Acho que o Flamengo está de parabéns por ter conseguido manter o equilíbrio mesmo com a pressão da torcida, que lotou o ginásio e fez uma festa bonita”, afirmou o ala Marcelinho.

Uberlândia e Flamengo voltam a se enfrentar na próxima terça-feira (dia 1º de maio), às 19h, no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro. A terceira partida da série será na sexta-feira, às 19h, com transmissão ao vivo do SporTV.

“Foi um jogão! Acredito que todos que estiveram aqui gostaram do que viram. Fizemos uma boa partida, mas infelizmente saímos com a derrota”, lamentou o ala do Uberlândia, Soró. “Agora, temos que concentrar para tentarmos buscar o empate na terça”, completou.










por Liga Nacional de Basquete
http://lnb.com.br/noticias/que-jogaco/
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário